20.10.08

Camus retorna


"Mas só há um mundo. 
A felicidade e o absurdo são dois filhos da mesma terra. 
São inseparáveis. 
O erro seria dizer que a felicidade nasce forçosamente 
da descoberta absurda. 
Acontece também que o sentimento do absurdo nasça da felicidade. 
“Acho que tudo está bem”, diz Édipo e essa frase é sagrada. 
Ressoa no universo altivo e limitado do homem. 
Ensina que nem tudo está perdido, que nem tudo foi esgotado. 
Expulsa deste mundo um deus que nele entrara com a insatisfação 
e o gosto das dores Inúteis. Faz do destino uma questão do homem, 
que deve ser tratado entre homens. Toda a alegria silenciosa de Sísifo 
aqui reside. O seu destino pertence-lhe."
(O Mito de Síifo)


"Eu amo a vida, eis a minha verdadeira fraqueza. 
Amo-a tanto, que não tenho nenhuma imaginação 
para o que não for vida."

"Você sabe o que é o encanto? 
é ouvir um sim como resposta 
sem ter perguntado nada."


2 comentários:

A vida como ela está disse...

amei demais ler isso.

[bina jares] disse...

É um dos caras que mais me identifico.
Please, lê O Estrangeiro.
Aliás, foi o livro que inspirou Robert Smith (The Cure) a criar "Killing an Arab".
Não vais ser a mesma depois...