20.8.08

Aqui você gera energia dançando

Ter, 19/08/08

por alexmansur |

pistalegal1.jpgA onda agora são as baladas que geram energia. A Holanda é o segundo país a anunciar que vai usar um sistema inteligente para que os próprios dançarinos ajudem a acender as luzes estroboscópicas de suas casas noturnas.

A partir de setembro estará funcionando a primeira casa noturna ecológica do país, a Club Watt, em Roterdã. A tecnologia já estava em teste há quase um ano, mas só agora foi adotada por uma casa noturna de lá.

Para reduzir o consumo, basta que os convidados balancem a pista de dança. O sistema foi desenvolvido pelo laboratório de inovações ambientais Enviu e aproveitará o impacto da dança para gerar energia. Com isso pode poupar até 30% do que seria gasto. Mas para que seja auto-suficiente, a pista precisará de cerca de duas mil pessoas chacoalhando enquanto a casa noturna estiver em atividade.

No Club Watt há outras novidades além da pista de dança. As luzes são de LED e existem, painéis solares. O vinho será servido em torneiras para reduzir o desperdício de garrafas e os drinques serão entregues em recipientes reutilizáveis.

O primeiro clube noturno ecológico do mundo, o Surya, foi inaugurado em Londres em 10 de julho servindo bebidas alcoólicas orgânicas. Também adotou uma pequena pista de dança geradora de eletricidade. As últimas notícias sobre o Clube mostram que ele isenta do pagamento do cover aqueles que vão de bicicleta, caminhando ou usando transporte público.

Um estudo conduzido pelo Clube de Dança Sustentável (SDC) no ano passado mostra que 66% dos freqüentadores das discotecas holandesas estariam dispostos a pagar mais caro pela entrada em uma discoteca verde”. Para atender aos padrões do SDC, um clube tem que reduzir o seu consumo de energia em pelo menos 30% e a produção de resíduos em 50%.

A novidade promete atrair milhares de turistas para lá. Só não vale pegar um avião só para visitar a casa noturna. Aí todo esforço de salvar energia irá por água abaixo.

(Luciana Vicária)

http://blogdoplaneta.com/colunaepoca/2008/08/19/aqui-voce-gera-energia-dancando/

Nenhum comentário: